sábado, 12 de setembro de 2009

UM FIO DE INSTRUÇÃO


“O meu socorro vem do Senhor, que fez os céu e a terra” (Salmo 121:2).

Textos adicionais: Gálatas 6:8, 9; II Coríntios 9:6.

Material Necessário

1 carretel de linha, branca ou preta
1 par de tesouras pequenas
1 figura de Jesus em pé
Cola quente


Modo de Preparar

A figura de Jesus deve um pouco maior do que a tesoura; deve também estar presa à tesoura com cola quente, de forma que a tesoura possa ser usada sem danificar a figura.

Mensagem

(Desenrole a linha do carretel e arrebente a linha com as mãos em várias partes, mostrando aos participantes como ela é fácil de ser arrebentada.)
A linha é como um mau hábito.
(Peça a um voluntário que ajude a provar que os maus hábitos são como a linha. Enrole algumas vezes a linha ao redor dos braços e do tronco do voluntário, acima dos cotovelos.)
Esta linha representa os maus hábitos. Quando temos um mau hábito, como a preguiça, a mentira ou a desobediência tomando conta de nós, devemos orar pedindo forças a Deus para nos livrarmos dele (assim comofez Davi no Salmo 120:1, 2) e romper o mau hábito. No início, os hábitos são facilmente quebrados.

(Diga para o voluntário tentar arrebentar as linhas ao abrir os braços.(*) Foi fácil. A seguir, dê um número maior de voltas com a linha ao redor de seu corpo, pouco abaixo dos ombros. Assegure-se de que seja realmente um pouco abaixo.)

(*) NOTA: faça um teste, com antecedência, para verificar a posição em que deve estar a linha a ser arrebentada. Dessa forma, você vai garantir o sucesso dessa atividade.

(Continue a enrolar a linha enquanto fala.) Muitas pessoas dizem: “Posso parar de fumar quando quiser! Posso beber bebidas alcoólicas, mentir quanto quiser e posso parar com esses maus hábitos à hora que quiser.”
Na verdade, com o passar do tempo, todos esses velhos hábitos se tornam cada vez mais fortes e difíceis de nos livrarmos deles.
(Siga enrolando a linha ao redor do corpo do voluntário.)
“Sim, algum dia irei querer romper todos esses maus hábitos!”, a pessoa diz. (Mencione alguns que as crianças conheçam. Peça ajuda a elas também.)
Será que essa pessoa conseguirá romper com os maus hábitos que cultivou por longo tempo? (Peça então ao voluntário tentar romper a linha, mas tendo cuidado de não cortar os braços.)
Vocês não serão crianças para sempre. Irão crescer e os hábitos crescerão com vocês. Alguma vez vocês viram um bêbado? A bebida tornou-se um mau hábito para essa pessoa.
É muito melhor orar como Davi (Salmo 120:1 e 2) do que continuar até estar completamente amarrado pelos maus hábitos.
(Leia Salmo 120:1 e 2.) O voluntário pode permanecer diante da classe com os braços amarrados, mas não deve continuar tentando arrebentar a linha. Então, com a figura de Jesus presa à tesoura, corte todas as linhas que envolvem o voluntário.)
Somente Jesus pode ajudar a romper todos os maus hábitos!

REFLEXÃO

Para Jesus, nada é impossível, desde que você permita que Ele o ajude a fazer todas as mudanças necessárias em sua vida.
Toda mudança de maus hábitos e costumes devem partir do nosso coração. Deve ser uma escolha nossa, após ouvirmos a voz do Espírito Santo.
Quantos gostariam de entregar a vida a Jesus e mudar os maus hábitos ou costumes que cultivaram? Quero ver as mãos!
 

1 comentários:

Vera Lúcia on 28 de junho de 2011 07:29 disse...

DÉBORA, MARAVILHOSO SEU BLOG. ESTOU AMANDO. VC PODE ME DIZER POR FAVOR DE QUEM SÃO ESSES DESENHOS QUE VC USA DE MENINAS ETC.? EU POSSO USAR COMO ILUSTRAÇÃO PARA MINHA ESCOLA DOMINICAL INFANTIL? PERTENÇO À IGREJA BATISTA PAULISTANA - SÃO PAULO - SP
SE QUISER, VISITE MEU BLOG, DEDICADO À MULHER CRISTÃ:
www.mulherpreciosa.blogspot.com
ABRAÇOS
VERA LÚCIA

 

A criança no coração de Deus Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting