terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Relembrando o Primeiro Natal



Cilena Pimenta Cumming


PERSONAGENS
• 1 adulto (professor das crianças)
• 8 crianças que conversam com o professor
• Algumas crianças para representar as cenas
• Grupo de crianças para cantar as músicas

CENÁRIOS
O professor e as crianças podem conversar assentados fora do palco, à esquerda. À direita fica o grupo que vai cantar. No centro do palco, as demais crianças representam as cenas.
(O professor e as crianças entram ao som de uma música natalina, e assentam-se em cadeiras ou no chão).

PROFESSOR – Hoje vamos comemorar o Natal. Vocês gostam do Natal?

CRIANÇAS – Sim, gostamos!

PROFESSOR – Por que vocês gostam do Natal?

CRIANÇA I – Eu gosto do Natal porque posso mandar cartões parameus amigos

CRIANÇA 2 – Eu gosto do Natal porque posso ganhar e dar presentes.

CRIANÇA 3 – Eu gosto do Natal porque posso cantar lindas músicas para Jesus

PROFESSOR – Mas é só por isso que vocês gostam do Natal?

CRIANÇA 4 – Oh, não! Tem muito mais! Eu gosto do Natal porque me lembra que Deus nos mandou Jesus, para trazer o perdão a todo que nEle crer.

MÚSICA – “É Natal de Cristo” - 1a estrofe (CSPC vol. 3 – nº 66)

PROFESSOR – O Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Ele veio ao mundo para cumprir a promessa feita por Deus aos homens, de que enviaria um Salvador.

MÚSICA – “Dizei-me quem é Cristo” - (CSPC vol. 1 – nº 59)

CRIANÇA 5 – Conte “pra gente” como tudo aconteceu naquele primeiro Natal?

PROFESSOR – Por ordem do imperador César Augusto, toda a população devia se alistar na cidade onde tinha nascido. Ao ouvir aquela ordem, José começou a se preparar para a viagem até a cidade de Belém com sua esposa Maria. Eles eram de Belém e precisariam ir até lá dar os seus nomes. Belém era conhecida como “a cidade de Davi”e tinha sido escolhida por Deus para um importante acontecimento. Naquela cidade nasceria o Salvador.


MÚSICA – “Nasceu Jesus, o Salvador” - (CSPC vol. 1 – nº 56)

CRIANÇA 6 – E depois, o que mais aconteceu?
(Enquanto o professor estiver falando, duas crianças representando José e Maria entram no palco, montado com um cenário de estrebaria. Quando o professor terminar de falar, as crianças já deverão estar no centro do palco.)

PROFESSOR – Depois de vários dias viajando, José e Maria chegaram a Belém. Mas como estava cheia a cidade! Pessoas chegavam de todos os lados, a pé, a cavalo, em camelos... José e Maria não conseguiram nenhum lugar onde pudessem se hospedar para dormir. Só na estrebaria havia lugar! Ali era onde os animais ficavam. Que lugar estranho para um bebê nascer!
(Enquanto o grupo canta, um boneco é colocado na manjedoura.)

MÚSICA – “Lugar para Cristo” – 1a estrofe (CSPC vol. 3 – nº 72)

Dias Especiais – 111

CRIANÇA 7 – E depois? Conte mais, conte mais!
(Enquanto o professor estiver falando, entram alguns meninos caracterizados como pastores, com roupas dos tempos bíblicos e cajados na mão, e ficam em pé no centro do palco, de frente para a platéia e de costas para a cena da estrebaria)

PROFESSOR – A noite era calma e clara. Alguns pastores tomavam conta de seus rebanhos nas colinas perto de Belém. De repente, apareceu um anjo do céu e disse: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
(Entra uma criança caracterizada como anjo e coloca-se ao lado dos pastores. Enquanto o grupo canta a próxima música, o anjo gesticula como se estivesse falando aos pastores e estes demonstram admiração e depois simulam que conversam entre si.)

MÚSICA – “Natal, Natal” – 1a estrofe (CSPC vol. 1 – nº 55)

PROFESSOR – Os pastores, ao ouvirem a boa notícia dada pelo anjo, foram até Belém e encontraram o menino na estrebaria, deitado em uma manjedoura. A manjedoura era onde se colocava o alimento para os animais.
(Os pastores aproximam-se da manjedoura. José e Maria devem estar de um lado da manjedoura, e os pastores ajoelharam-se do outro lado. O anjo sai.)

MÚSICA – “Vamos, criancinhas” – 1a estrofe (CSPC vol. 3 – nº 74)

CRIANÇA 8 – Fico imaginando que, na manhã seguinte, lá naquela estrebaria, quando uma ovelhinha sentiu fome e foi procurar comida na manjedoura... oh, que surpresa! Encontrou um nenezinho, tão pequenininho. Era Jesus, o Filho de Deus, o Salvador.

MÚSICA – “Num berço de palhas” (CSPC vol. 1 – nº 58)

PROFESSOR – Jesus quis nascer entre os homens, para um dia morrer numa cruz para nos perdoar, nos salvar e nos dar a vida eterna. Agora que vocês relembraram a história do Natal, quero convidar a todos a adorar esse Salvador, que é o Rei dos reis, e segui-lO com todo o amor. Depois vamos sair anunciar a todo mundo que Deus oferece o presente da salvação a todo aquele que se arrepender, confiar e se entregar ao Senhor Jesus. Assim, este será um Feliz Natal!

CRIANÇAS – Feliz Natal para todos!

MÚSICA – “É Natal de Cristo” 2a e 3a estrofes (CSPC vol. 3 – nº 66).


(Ao som da música inicial todos saem.)

OBSERVAÇÃO: Todos os cânticos sugeridos fazem parte da coleção: Cânticos de Salvação para Crianças, publicado pela APEC®.

fonte: APEC



1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Debora...
Nem precisava perguntar vc manda...
Meus Selinhos é feito para agradar não só minhas amigas como as amigas de amigas minhas.
Obrigada por aceitar meu Selinho...
Um dia lindo para você beijoss fica com Deus!

 

A criança no coração de Deus Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting