quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O BOM SAMARITANO

Sem dúvida alguma, viajar é maravilhoso! Alguém tem opinião diferente? (permitir respostas) Quanto nos preparamos para uma viagem! Com que entusiasmo o fazemos!
Certa vez, Jesus contou uma história sobre um homem que estava fazendo uma viagem. Se abrirmos nossa Bíblia, essa história está narrada em Lucas capítulo 10. As viagens dessa época eram feitas a pé, ou no lombo de algum animal; por exemplo, um burro.
A pessoa dessa história era um homem que se dirigia de Jerusalém a Jericó. Os caminhos empoeirados eram cheios de pedras, de curvas e rodeados de montanhas; um lugar muito perigoso para se viajar, especialmente se estivesse sozinho.
E foi assim que uns ladrões surpreenderam nosso viajante. Eles estavam escondidos nas rochas e eram acostumados a atacar a todos que por ali passassem. Saltaram sobre aquele pobre homem; bateram nele e
o machucaram, levando todo o seu dinheiro, e quase toda a sua roupa, deixando-o muito ferido à beira do caminho.
Enquanto ele estava lá sozinho e abandonado, começou a escutar um barulho que se fazia cada vez mais forte. Que seria? Quando chegou bem perto, ele percebeu que era um sacerdote. Naquele tempo, o sacerdote era como um pastor hoje. E ele deve ter pensado: “com certeza, este vai me ajudar”. (Para representar esta história, pode usar suas mãos, colocando sobre o dedo indicador, um pequeno turbante, preso com um elástico. Também pode desenhar um rosto em lugar das impressões digitais. Do mesmo modo, podem ser representados os outros personagens.)
Vocês quase não vão acreditar no que aconteceu. O sacerdote olhou-o, sentiu pena dele e foi embora, porque tinha medo que os ladrões também o atacassem. Lá ficou ele sozinho novamente. Mais tarde, tornou
a ouvir um barulho e ficou esperando para ver se, quem sabe, alguém o ajudaria. Quando chegou bem perto, ele viu que era um levita. Sabem o que era um levita? Era alguém que ajudava nos trabalhos do templo. Os levitas tinham sido escolhidos por Deus para serem ajudantes do templo. Eram assim como os diáconos de hoje. Hum! Esse também passou e foi embora sem parar para socorrer o pobre homem.
Fazia muito calor, o sol ficando quente, e aquele homem todo machucado estava cada vez pior. Depois de bastante tempo, ele ouviu novamente um barulho. Não era barulho de alguém que vinha caminhando,
mas que vinha montado. Ele ficou com muito medo, porque pensou que os ladrões haviam voltado. Mas quando chegou bem pertinho, ele viu um viajante que, como ele, também passava por esse caminho.
Era um homem que morava em Samaria, por isso o chamavam samaritano. E ele pensou: esse é que não vai me socorrer. Um samaritano não vai parar para falar com um judeu. Fazia muito tempo que judeus e
samaritanos não eram mais amigos. Porém, quando aquele homem passou, olhou-o, ficou com muita pena daquele judeu todo machucado e resolveu parar. Colocou um pouco de azeite nas suas feridas; vestiu-o com a sua própria roupa, e lhe deu um pouco de água para beber. Logo, ajudou o homem a montar em seu jumento e foi andando a pé, porque o homem estava muito ferido e não agüentava andar. 
Foram bem devagar, até que chegaram a uma hospedaria. Sabem o que era uma hospedaria? (permitir respostas) Era como se fosse um hotel bem simples à beira da estrada. Pararam ali e se hospedaram. O samaritano cuidou do doente por toda aquela noite e como ele ainda estava muito fraco, pediu ao dono da hospedaria que cuidasse dele, até que melhorasse e pudesse continuar viajando. Fez mais uma coisa: pagou a hospedaria para o homem também, recomendando que se houvesse mais alguma coisa ele pagaria na volta. Oh! Ele foi muito bondoso, não é verdade?
Jesus espera que nós também sejamos bondosos para com os outros. Que amemos as pessoas, não importa como estejam. Se estiverem com frio ou com fome também, Ele espera que nós as ajudemos. Se estiverem com saúde ou se estiverem doentes. Não importa quem elas sejam. Ele ama todas as pessoas e quer que nós as amemos também. Vamos procurar ser sempre bondosos, como o bom samaritano? Oremos.

4 comentários:

Ao toque do Amor on 4 de fevereiro de 2010 02:45 disse...

Oi,moça..parabens pela linda mensagem.
Vim, agradecer os lindos selos que me ofereceu e tambem por compartilhasr comigo mais esta benção.
Venha ao toque pegar o seu mimo de recordação .
bjus
san

Elivangela on 4 de fevereiro de 2010 04:58 disse...

Amei de paixão seu blog, muito muito criativo!
Estou seguindo ele, ficarei mt grata se puder dar uma passada no meu e segui-lo tbm ! BJs com carinho :)

Cristi@ne on 4 de fevereiro de 2010 08:17 disse...

Linda historia amiga... sempre bom relermos e não esquecermos de fazer o bem ao nosso proximo.
Olha, fiz um singelo mimo para vc, pela comemoração das 30 mil visitas do blog... passa lá ok? http://infinitodacris-selos.blogspot.com/2010/02/30-mil-visitas-crianca-no-coracao-de.html

Beijinhoss
Deus abençoe!
:D

vera on 25 de abril de 2011 01:39 disse...

Que Deus abençoe a sua vida e de a você muita inspiração para ensinar sobre o amor de Jesus.
Vera

 

A criança no coração de Deus Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting