terça-feira, 6 de outubro de 2009

Datas Especiais - Dia das crianças



TEMA: “COM JESUS SEMPRE ALEGRIA”


Esta festa é uma excelente oportunidade para incentivar a presença de outras crianças que não estão participando das reuniões do ministério infantil, distribua convites para todas as crianças da igreja e também as incentive a convidar outras crianças: coleguinhas da escola, vizinhos, priminhos, etc. Esta é também uma excelente oportunidade para evangelizar as crianças.

AMBIENTE – Seguindo o tema da festa, o ambiente deve ser enfeitado com bolas coloridas, pode-se colocar também faixas recortadas em papel crepom com gravuras de crianças sorrindo. Escreva o tema da festa em um bonito cartaz, acrescentando nele o desenho de um rostinho bem alegre. Prepare também crachás de várias cores diferentes, de acordo com o número de grupos em que as crianças serão divididas para as brincadeiras. Coloque em cada crachá o tema da festa com o desenho criativo ou um rostinho alegre, deixando espaço para colocar o nome da criança ao lado.

Enfeite também a mesa com uma toalha azul ou outra cor bem alegre, cole babados de papel crepom branco e cole em toda a toalha rostinhos alegres, se tiver pirulitos para distribuir, você também pode enfeitá-los com os rostinhos alegres.

DEVOCIONAL:

- Boas-Vindas e apresentação dos visitantes.
- Leitura de versículos que falem sobre alegria, que deverão estar ilustrados em lindos cartazes espalhados pelo ambiente da festa.
- Cânticos alegres e bem conhecidos pelas crianças
- Oração de gratidão a Deus pela salvação em Jesus, a verdadeira alegria.
- Mensagem alegre (convide um grupo que faça teatro de fantoches ou alguém que trabalhe com fantoche para entrega uma pequena mensagem para as crianças, de acordo com o tema da festa).
- Cântico final.

BRINCADEIRAS:

LENÇO DA ALEGRIA - Faça um círculo com as crianças. Alguém fica no centro da roda e joga um lenço para o ar. Todos devem rir enquanto o lenço cai. Quando o lenço tocar o chão, todos devem farão absoluto silêncio. Qualquer criança que fizer um barulhinho depois que o lenço estiver no chão deve sair da brincadeira, até que restem somente três crianças. Os que permanecerem até o final serão os vencedores. Quem jogou o lenço para o ar na primeira vez escolherá outra pessoa para fazê-lo, e assim por diante.

SOLETRANDO A ALEGRIA - Ainda em círculo, as crianças vão pensar em coisas que dêem alegria aos outros e que comecem com as letras da palavra alegria. Cada criança, na ordem da roda, terá uma oportunidade, não podendo repetir alguma palavra já dita. As que não conseguirem dizer a palavra na sua vez serão eliminadas da brincadeira. Repita a brincadeira quantas vezes forem necessárias, até restarem três ou quatro crianças, que contaram ponto para grupo à que pertencem.

BATATA ALEGRE – (uma variação de batata quente) Desenhe um rostinho alegre numa batata com casca (que poderá ser aproveitada depois). Enquanto uma música alegre é tocada e a batata vai passando de mão em mão. Interrompa a música repentinamente, a criança que estiver com a batata na mão quando a música parar sairá da roda. Volte a tocar a música tantas vezes quanto necessário até que apenas três crianças permanecem na roda. Estas serão as vencedoras.

MENSAGEM SECRETA - Escreva o versículo bíblico: Salmo 126.3 em um pequeno cartão e coloque-o dentro de um envelope também pequeno. À medida do possível, vá colocando esse envelope dentro de outro, que será colocado dentro de outro e assim por diante (faça isso por seis vezes mais ou menos). Enquanto uma música é tocada, o envelope vai passando de mão em mão. Quando a música for interrompida, a criança abre o envelope, tira o outro de dentro e recomeça a brincadeira ao som da música. A criança que abrir o último envelope lerá a mensagem em voz alta e depois receberá o ponto para sua equipe.

VOCÊ LEMBRA? – Selecione alguns cânticos e versículos bem conhecidos que contenham as seguintes palavras: “JESUS”, “ALEGRIA”, “ALEGRE” e também qualquer forma de conjugação do verbo “ALEGRAR”. As crianças serão desafiadas a lembrar destes cânticos e versículos. Quem souber deve dar a resposta, sem repetir o anterior, quem acertar o maior número de cânticos e versículos ganhará ponto para sua equipe.

ROSTO ALEGRE – Faça o desenho de um rosto alegre, mas sem a boca. À parte, faça o desenho da boca sorrindo. As crianças (uma por vez) tentarão, com os olhos vendados, colocar a boca no rosto. Para dificultar um pouco, oriente a criança a girar algumas vezes, e depois a coloque de frente com o rosto fixado numa parede ou quadro.

CORRIDA DO TORNOZELO - As crianças se dividirão em filas, de acordo com os grupos. À frente de cada fila, coloque uma cadeira. Oriente a primeira criança para que se incline e segure seus próprios tornozelos com as mãos. Ela deverá caminhar nesta posição até a cadeira, contorná-la e depois retornar ao início da fila. Ao chegar, irá tocar o ombro de seu colega (o próximo da fila), para que esse possa fazer o mesmo trajeto segurando seus tornozelos. O grupo que terminar primeiro receberá o ponto.

OUTRAS BRINCADEIRAS – Realize outras brincadeiras preferidas pelas crianças do tipo corrida de sacos, amarelinha, corrida do ovo na colher, sapatos misturados. Dependendo do tempo e espaço disponíveis, esta parte da festa pode ser muito divertida e alegre. Lembre-se de anotar os pontos dos grupos em cada brincadeira (você pode fazer um placar) e premiar o grupo vencedor ao final. Tenha o cuidado de providenciar pequenos brindes para todas as crianças, inclusive as que não ficaram em primeiro lugar. A cada oportunidade que surgir, relembre o tema da festa, dizendo que só em Jesus podemos sentir a verdadeira alegria.

LANCHE E DESPEDIDA – Distribua o lanche que você preparou para festa: bolo, pipoca, pirulito, e também os brindes para todos. À saída, abrace as crianças com carinho, lembrando-as das reuniões do ministério infantil.

fonte: montesião.pro.br


                             

0 comentários:

 

A criança no coração de Deus Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting