segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quinze táticas para ensinar as Crianças


Por: Dorothy Rieke

Na maioria dos casos, ensinar as crianças é uma responsabilidade maravilhosa e a qual as pessoas têm maior disposição de aceitar. Elas vêm os benefícios de longo alcance de instruir as crianças nas Escrituras e de influenciá-las para Cristo.

Para aqueles que ensinam às crianças, o sucesso ou o fracasso dependem do preparo, do interesse dos alunos e da apresentação dos materiais. As crianças ou líderes de jovens ou professores bem-sucedidos utilizam muitos métodos instrucionais para dar às crianças as melhores oportunidades possíveis para aprender as lições da Bíblia e aplicá-las à vida diária.



As seguintes sugestões não apenas irão ajudar na transmissão do conhecimento bíblico às crianças, mas também aumentarão o interesse e a participação, com o objetivo de que elas se tornarão cristãs ávidas pelo conhecimento de seguir os caminhos de Jesus.

1- Esteja disponível antes e depois da classe. Se possível, chegue na sala cedo a fim de dar os toques finais em sua apresentação, organizar os recursos visuais e conversar com as pessoas que chegarem mais cedo. Esteja a postos para as crianças e pronta para apoiá-las.



2- Utilize os quadro de anúncios. Esses espaços são bons para introduzir a lição, reforçar o aprendizado e mostrar projetos especiais realizados pela classe bem como para fazer publicidade da Escola Cristã de Férias e outros eventos.



3- Pesquisa de materiais para complementar as lições bíblicas. Enfoque no material visual. Combine-os para reforço e para despertar o interesse.



4- Prepare as folhas da lição (ou programa) de cada semana. Torne o aprendizado divertido ao incluir labirintos, quebra-cabeças e jogos que enfatizam e reforçam os preceitos.



5- Dramatize as histórias bíblicas. Os alunos muitos vezes se lembram das histórias se estiverem envolvidos na dramatização.



6- Seja líder/professor atencioso ao tratar cada pessoa da mesma forma. Algumas crianças podem não ser amáveis. São essas as que necessitam de amor, atenção e preocupação. A paciência é outro bem valioso para os líderes de crianças.



7- Estude e prepare a lição a fundo, sempre acrescentando ilustrações ou histórias para exemplificar as verdades espirituais. Dê vida a sua apresentação.



8- Incentive as crianças a darem sua opinião e a fazerem perguntas. Isso incentiva o envolvimento. Tenha paciência e ouça com atenção.



9- Utilize a Bíblia ou livros de histórias da Bíblia como referência. Se as crianças já souberem ler, peça-lhes para localizarem as passagens na Escritura e então lê-las. Estude mapas da Terra Santa e os diagramas do Templo.



10- Faça competições de perguntas e respostas. Organize as equipes e cada uma faz uma pergunta por vez à outra. Some a pontuação.



11- Planeje saídas com as crianças e os pais. Comer e brincar em um parque aumenta o interesse e estabelece laços.



12- Planeje projetos de “trabalho”. Esses projetos unem o grupo enquanto trabalham em conjunto em prol de um alvo comum. Preparar biscoitos para pessoas acamadas, plantar flores ao redor da igreja, ou ajudar na chamada. Essas e outras atividades desenvolvem a responsabilidade.



13- Planeje um dia para os pais quando eles visitam a sala e ouvem o programa e o estudo da lição com seus filhos.



14- Incentive as crianças a trazerem visitantes para a classe. A criança que traz um convidado recebe um certificado dizendo que elas trouxeram um visitante; o visitante recebe um certificado mencionando a sua presença. Decore os certificados com adesivos coloridos.



15- Programe-se conforme o interesse das crianças e envolva-as. Por exemplo, marque um sábado à noite para assistirem a um filme antigo e comerem pipoca e sirva também suco. Planeje outros encontros onde as crianças servem os pais em uma festa, e assim por diante.



DEIXE SEU SUCESSO COM DEUS

Ensinar os jovens é uma experiência maravilhosa. Não obstante, pode estar repleto de armadilhas e de desapontamentos. O professor bem-sucedido é capaz de ver além desses eventos desanimadores e de tentar novamente, porque nunca se sabe o que acontecerá no futuro. O sucesso de curto prazo e animador, mas nem sempre se pode ver os efeitos do ensino de imediato, os quais somente se revelarão depois de anos. Tenha fé e lembre-se de que você está trabalhando com Deus. Que alegria é representada por tal oportunidade!



Dorothy Rieke escreve de Julian, Nebraska.
Extraído de Kids’ Ministry Ideas, janeiro – março de 2008, pp. 26 – 27.

                                      

1 comentários:

KATIANA on 2 de janeiro de 2010 12:28 disse...

Muito bom o seu blog, Parbéns!
Sempre que puder estarei visitando e comentando...

 

A criança no coração de Deus Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting